Mais de mil aves silvestres são resgatadas em operação no RJ — Crime foi descoberto após barulho no porta-malas

Em uma das maiores operações de resgate de animais silvestres já realizadas no Rio de Janeiro nos últimos anos, mais de 1 mil pássaros foram salvos do tráfico ilegal de fauna na madrugada desta quarta-feira (10). A ação foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em conjunto com a Polícia Federal e a Polícia Civil do Rio de Janeiro.
De acordo com informações da Agência Brasil, o flagrante ocorreu na BR-040, na altura do município de Petrópolis, durante uma abordagem de rotina. Os agentes desconfiaram de sons vindos do porta-malas de um carro e, ao abrir o compartimento, encontraram 12 caixas de madeira e 10 caixas de papelão, com 1.080 aves silvestres, muitas delas em situação crítica.
As aves estavam sendo transportadas de Barbacena (MG) com destino ao município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde seriam vendidas ilegalmente em uma feira livre no próximo final de semana.
Crueldade e morte
Entre os animais encontrados, estavam coleiros, trinca-ferros, tico-ticos, tiê-sangue e canários, muitos dos quais bastante visados pelo tráfico devido ao canto e à beleza. No entanto, 180 aves foram encontradas mortas no interior das caixas, além de 80 feridas, resultado do transporte cruel e sem ventilação adequada.
Do total, 820 pássaros estavam em condições de serem soltos na natureza e foram entregues ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/APA Petrópolis), que ficará responsável pelo tratamento e reintrodução dos animais ao meio ambiente.
O homem que dirigia o veículo, de 49 anos, foi detido e responderá por crime ambiental, conforme previsto na Lei 9.605/98, que trata de crimes contra a fauna silvestre. A legislação estabelece que capturar, vender, transportar ou manter animais silvestres em cativeiro, sem autorização, configura crime, com pena de até um ano de detenção e multa, podendo ser aumentada em casos agravantes.
Crime recorrente e de alto impacto ambiental
O tráfico de animais silvestres é uma das práticas ilegais mais lucrativas do mundo, e o Brasil é um dos países mais afetados, tanto como ponto de origem quanto de trânsito. A ação das autoridades reforça a necessidade de denunciar e combater esse tipo de crime, que não só coloca em risco a biodiversidade, mas também contribui para o sofrimento de milhares de animais todos os anos.
Por Paraíba Master