João Pessoa em Alerta: Fiocruz Registra Aumento de Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)

 João Pessoa em Alerta: Fiocruz Registra Aumento de Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)
#Compartilhe

João Pessoa está entre as sete capitais brasileiras com aumento expressivo nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), segundo o mais recente Boletim InfoGripe da Fiocruz. A análise mostra que a capital paraibana segue a tendência de outros estados do Nordeste e Amazonas, com destaque para o aumento de casos entre crianças e adolescentes até 14 anos.

Na Paraíba, o aumento de casos está relacionado ao rinovírus em crianças e adolescentes, e ao vírus sincicial respiratório (VSR) em crianças de até 2 anos. Além disso, há um sinal de aumento de SRAG entre idosos, associado à Covid-19.

Segundo a pesquisadora Tatiana Portella, do Programa de Computação Científica da Fiocruz e do InfoGripe, “O uso de máscaras dentro dos postos de saúde, em locais fechados e com maior aglomeração de pessoas, é essencial. Em caso de sintomas gripais, o ideal é permanecer em casa para evitar transmissão. Se não for possível, sair de máscara é indispensável. Além disso, manter a etiqueta respiratória e não compartilhar utensílios pessoais ajudam na proteção coletiva”.

Além de João Pessoa, outras seis capitais apresentam nível de risco para SRAG: Cuiabá, Maceió, Manaus, Natal, Salvador e São Luís.

Mais de 155 mil casos de SRAG foram notificados em 2025, no país. Diante desse cenário a Fiocruz reforça que a vacinação contra a Covid-19 continua sendo a forma mais eficaz de prevenir casos graves e óbitos.

 

 

Por Paraíba Master

source

Relacionados