Corpo de Preta Gil Chega ao Brasil e Será Velado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

 Corpo de Preta Gil Chega ao Brasil e Será Velado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro
#Compartilhe

O corpo da cantora Preta Gil chegou ao Brasil na manhã desta quinta-feira (24) e seguirá ainda hoje para o Rio de Janeiro, onde será velado na sexta-feira (25), no Theatro Municipal. A artista faleceu no último domingo (20), aos 49 anos, em Nova York, após complicações de um tratamento contra o câncer.

De acordo com informações do portal G1, Preta passou mal enquanto se dirigia ao aeroporto para retornar ao Brasil. Ela não resistiu e morreu dentro da ambulância que fazia o trajeto até o terminal. O voo que trouxe o corpo da cantora e seus familiares decolou dos Estados Unidos por volta das 19h (horário de Brasília) de quarta-feira (23) e aterrissou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, às 5h desta quinta.

O velório será aberto ao público e ocorrerá das 9h às 13h no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no Centro da cidade — região que abriga o tradicional circuito de megablocos de carnaval e que, recentemente, recebeu o nome da artista como forma de homenagem da prefeitura.

Na sequência, o corpo será levado à capela ecumênica do Crematório e Cemitério da Penitência, onde ocorrerá uma cerimônia reservada à família e amigos próximos, entre 15h e 17h. Após a despedida íntima, Preta será cremada.

Trajetória

Filha do cantor Gilberto Gil e de Sandra Gadelha, Preta Gil iniciou sua carreira artística aos 29 anos, deixando a publicidade para se dedicar à música. Seu álbum de estreia, Prêt-à-Porter, foi lançado em 2003 e ficou marcado tanto pelo sucesso da faixa Sinais de Fogo quanto pela polêmica capa em que a cantora aparece nua.

Em 2005, lançou o segundo disco, Preta, com os singles Muito Perigoso e Eu e você, você e eu. Já em 2010, consolidou-se com o álbum Noite Preta, que deu origem à turnê homônima, levada a diversas cidades brasileiras por sete anos.

Ainda em 2010, Preta criou o Bloco da Preta, que se tornaria um dos maiores do carnaval carioca. Em 2017, o bloco atraiu mais de meio milhão de foliões no Centro do Rio, homenageando o apresentador Chacrinha.

Além da música, Preta Gil também teve destaque na televisão com o programa Vai e Vem, exibido em 2010, no qual promovia conversas abertas sobre sexualidade em um cenário inusitado: um elevador.

Ícone da diversidade e da cultura popular brasileira, Preta Gil deixa um legado artístico marcante, além de uma trajetória de coragem e representatividade.

Por Paraíba Master

source

Relacionados