Vital do Rêgo critica tarifa de Trump e chama medida de “tresloucada”

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Vital do Rêgo, criticou duramente a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. Em publicação nas redes sociais nesta quinta-feira (10), Vital classificou a ação como “tresloucada” e com motivações puramente políticas.
Para o ministro, a iniciativa representa uma tentativa de interferência nos rumos políticos do Brasil e um ataque direto à sua soberania. “Eu queria me posicionar sobre esse mais novo e tresloucado [que significa desprovido de razão] ato do presidente norte-americano, que nada mais é um ato político, que ataca e atenta contra a soberania nacional, que busca influenciar os resultados da Supremo Corte a respeito de processos de quebra de normalidade democrática que o Brasil viveu há pouco”
Vital ainda afirmou que o conteúdo da carta divulgada por Trump está repleto de “mentiras e falácias” e sugeriu que, em qualquer democracia sólida, esse tipo de atitude poderia justificar um processo de impeachment.
“Mas isso é importante para dar ao povo brasileiro, mais uma chance de se unir em torno do seu país, da sua soberania, do seu povo, da sua gente”, concluiu.
Por Paraíba Master