Lula defende transição energética e fim do desmatamento durante 17ª Cúpula do Brics no Rio de Janeiro

 Lula defende transição energética e fim do desmatamento durante 17ª Cúpula do Brics no Rio de Janeiro
#Compartilhe

Durante o segundo e último dia da 17ª Cúpula do Brics, realizada nesta segunda-feira (7), no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçou o compromisso do Brasil com o enfrentamento das mudanças climáticas. Em discurso aos líderes do grupo, Lula destacou a urgência de medidas para conter o avanço da temperatura global e promover a sustentabilidade ambiental.

“Nosso desafio é alinhar ações para evitar ultrapassar 1,5 °C de aumento da temperatura do planeta”, afirmou o presidente. Segundo ele, para alcançar esse objetivo será necessário triplicar a geração de energias renováveis, duplicar a eficiência energética e avançar de forma planejada para o fim do uso de combustíveis fósseis.

Lula também defendeu a importância de eliminar o desmatamento, classificando a agenda ambiental como inadiável. “É urgente promover uma transição energética justa e o fim do desmatamento”, disse o chefe do Executivo.

A fala do presidente brasileiro ocorreu durante um dos principais painéis da cúpula, que reuniu representantes das 11 nações-membro do Brics — bloco atualmente formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Irã e Indonésia.

De acordo com o portal CNN Brasil, a edição deste ano da cúpula tem dado ênfase à sustentabilidade, à reforma das instituições de governança global e ao papel do Sul Global em temas estratégicos como clima, comércio e segurança alimentar.

Por Paraíba Master

source

Relacionados