CNU 2025: prazo para pedir isenção da taxa de inscrição termina nesta terça-feira (8)

 CNU 2025: prazo para pedir isenção da taxa de inscrição termina nesta terça-feira (8)
#Compartilhe

Brasília – Os candidatos interessados em solicitar isenção da taxa de inscrição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) 2025 têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para realizar o pedido. A solicitação deve ser feita de forma online, durante o processo de inscrição, por meio da plataforma da Fundação Getulio Vargas (FGV), com acesso via login Gov.br.

De acordo com informações do portal T5, a taxa única de inscrição é de R$ 70, válida para todos os cargos de nível médio e superior, e poderá ser paga até o dia 21 de julho. No entanto, candidatos que se enquadram em critérios específicos podem garantir a gratuidade, desde que enviem a documentação comprobatória dentro do prazo estipulado.

Quem tem direito à isenção?

Segundo o edital, têm direito à isenção da taxa os seguintes grupos:

  • Inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais;

  • Doadores de medula óssea, com registro em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde;

  • Bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni);

  • Beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os candidatos do CadÚnico não precisam informar o Número de Identificação Social (NIS), enquanto bolsistas do Prouni e beneficiários do Fies devem selecionar a opção correspondente no sistema da FGV. Já os doadores de medula óssea deverão anexar um documento com foto e comprovante da doação, devidamente assinado por autoridade competente, ou certidão/cartão de doador emitido por entidade habilitada.

Todos os arquivos devem estar nos formatos JPG, JPEG, PNG ou PDF, com tamanho máximo de 5MB. A organização do concurso não aceitará documentos enviados por e-mail, fax, correios ou entregues presencialmente.

Resultado da análise

A FGV fará a verificação das informações em conjunto com os órgãos responsáveis por cada programa social. O resultado preliminar da isenção será divulgado no dia 10 de julho. Candidatos que tiverem o pedido negado poderão entrar com recurso em até dois dias úteis. O resultado final está previsto para 18 de julho.

Concurso oferece mais de 3,6 mil vagas

O CNU 2025 disponibilizará 3.652 vagas distribuídas entre 32 órgãos públicos federais. As provas objetivas estão marcadas para outubro, enquanto as provas dissertativas ocorrerão em dezembro, exclusivamente para os candidatos aprovados na primeira etapa.

Por Paraíba Master

source

Relacionados