Paraíba já registra mais de 2,5 mil casos de SRAG em 2025; crianças e idosos são os mais afetados

A Paraíba já contabiliza 2.553 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em 2025, segundo dados atualizados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) no Boletim Epidemiológico nº 7, divulgado nesta terça-feira (1º). Do total, 1.173 amostras testaram positivo para vírus respiratórios por meio de exames de RT-PCR. A informação é do portal ParlamentoPB.
Os dados revelam que crianças menores de 5 anos seguem como o grupo mais afetado, com maior incidência dos vírus sincicial respiratório (VSR), com 304 casos, rinovírus (329) e Influenza A (218). Já entre os idosos, a Covid-19 permanece como o agente predominante, com 160 notificações de SRAG associadas à doença.
O boletim também confirma 109 mortes por complicações respiratórias: 54 causadas pela Covid-19 e 55 por outros vírus respiratórios, sendo 22 por Influenza A.
Diante do cenário, a SES decidiu prorrogar a campanha de vacinação contra a gripe até o dia 31 de julho, reforçando o apelo para que os grupos prioritários, como crianças, gestantes e idosos, busquem os postos de saúde. “A recomendação é atualizar o cartão vacinal para prevenir formas graves da gripe”, explicou Fernanda Vieira, chefe do Núcleo de Doenças Transmissíveis Agudas (NDTA) da SES-PB.
Além da vacinação, que está disponível para toda a população a partir dos seis meses de idade, a SES reforça a importância de medidas preventivas, como higienização frequente das mãos, etiqueta respiratória e isolamento de pessoas sintomáticas, a fim de conter a disseminação dos vírus respiratórios.
O boletim completo pode ser acessado no site oficial da SES-PB: https://paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/arquivos-1/vigilancia-em-saude/be_virus_respiratorios_07_2025.pdf
Por Paraíba Master