Violonista Chagas Fernandes será atração do Sabadinho Bom deste fim de semana

 Violonista Chagas Fernandes será atração do Sabadinho Bom deste fim de semana
#Compartilhe

O violonista Chagas Fernandes será a atração do Sabadinho Bom deste final de semana, e vai levar para a Praça Rio Branco, no Centro Histórico da Capital, um repertório bastante eclético, envolvendo ritmos como chorinho, samba, frevo e um bom forró. Realizado pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), o evento começa a partir das 12h30 deste sábado (10).

“O nosso Sabadinho Bom é sempre um momento de muita celebração da música de João Pessoa e da Paraíba. Nós temos uma atividade cultural ali na Praça Rio Branco de extremo valor para a cidade pelo lado artístico, estético que incorporamos e estimulamos os cantores, as cantoras e os grupos locais, e pelo lado social, econômico”, declara o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele observa que o Sabadinho Bom se transformou num ponto de encontro de gerações que tem capacidade, inclusive, de gerar uma microeconomia para o território do Centro Histórico, o que considera fundamental para a cidade.

Admirador do Sabadinho Bom, o músico exalta a realização do evento.

“Eu sempre avaliei positivamente a iniciativa da Prefeitura de João Pessoa em realizar o Sabadinho Bom, um evento que, praticamente, vi nascer. É uma iniciativa brilhante, não só para a cultura paraibana, mas também para a cultura brasileira como um todo”, comenta.

Para este sábado, o músico dividiu o repertório em duas partes. A primeira será de música instrumental, com chorinhos de Waldir Azevedo, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Heitor Villa-Lobos, João Pernambuco, entre outros.

O músico conta que fará um passeio por vários ritmos da música brasileira. Além do chorinho, que é tradicional no Sabadinho Bom, ele promete valsa, forró, samba, ciranda e até frevo.

Na parte instrumental, canções como O Trenzinho do Caipira, de Heitor Villa-Lobos; Brasileirinho e Pedacinho do Céu, de Waldir Azevedo; Odeon, de Ernesto Nazareth.

Já na parte cantada, estão na lista músicas de Jackson do Pandeiro, Sivuca, Dominguinhos, Luiz Gonzaga, entre outros.

“Vamos tocar alguns frevos de Pernambuco e também faremos uma homenagem a Antônio Barros, que nos deixou recentemente, cantando alguns clássicos dele”, adianta.

Além de comandar o violão, Chagas Fernandes empresta sua voz durante a apresentação. Junto com ele, estarão os músicos Lucas Carvalho na sanfona, Lindembergh Fernandes na bateria e Ronaldo Araújo no baixo.

“A expectativa é de um show bastante animado e diversificado. As pessoas participam, interagem, dançam, brincam. Realmente, é uma expectativa bastante positiva e, se Deus quiser, vai dar tudo certo”, comenta o artista.

Chagas Fernandes ressalta que, além do tributo a Antônio Barros, que fez dupla com Cecéu, fará uma homenagem ao compositor Vital Farias, que faleceu em fevereiro de 2025.

Paraíba Master com informações da Prefeitura de João Pessoa

source

Relacionados