Lula concorda e deve formalizar nesta quinta a nomeação do presidente da Telebrás como novo ministro das Comunicações

O presidente Lula vai oficializar nesta quinta-feira o nome do presidente da Telebras, Fredeiro de Siqueira Filho, como ministro das Comunicações. A indicação foi feita pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e aceita por Lula, depois do mal-estar gerado com a recusa do líder do partido na Câmara, o deputado Pedro Lucas, de ir para o ministério. Mesmo com o constrangimento, o Planalto decidiu manter o comando da pasta com o União Brasil e a indicação de Alcolumbre foi uma escolha mais técnica e menos política. Do lado do governo, o Planalto avaliou como desrespeitosa a desistência de Pedro Lucas para o cargo de ministro, mas pesou na decisão de manter a pasta com o União Brasil a relação com Alcolumbre.
O presidente do Senado é uma das principais lideranças do União Brasil e com poder de puxar votos para projetos que interessam ao governo, apesar das divisoes internas da legenda. A avaliação do Planalto é que retirar o Ministério das Comunicações do União Brasil poderia significar uma perda para o governo, já que o partido é um dos maiores na Câmara, com 59 deputados e 7 senadores.
Inclusive Pedro Lucas desistiu de assumir o cargo em razão do acha interno do União Brasil. O líder do partido na Câmara faz parte do grupo do presidente do partido, Antônio Rueda. Embora tenha sido uma indicação de Alcolumbre, lideranças dizem que o presidente do Senado adotou tentou tirar Pedro Lucas da liderança da Câmara para poder indicar um aliado ao cargo — Juscelino Filho — que foi ministro das Comunicações, e reassume o mandato de deputado. Com isso, Alcolumbre controlaria mesmo que indiretamente a liderança do partido na Câmara
Internamente o governo diz que não vai se envolver nas disputas internas do partido.
Paraíba Master com informações do Portal CBN