8 de janeiro: Hugo Motta e Lula se encontram em jantar para debater anistia

Na noite desta quarta-feira (23), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), será o anfitriĂŁo de um jantar polĂtico com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se reunirá com lĂderes da Casa para discutir temas sensĂveis da pauta legislativa, com destaque para o polĂŞmico projeto de lei que propõe anistia a acusados e condenados pela tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023.
O encontro ocorrerá na ResidĂŞncia Oficial da PresidĂŞncia da Câmara, ocupada por Motta desde sua ascensĂŁo Ă chefia da Casa, e repete o gesto de aproximação promovido por Lula no inĂcio do mĂŞs com os senadores, em um jantar semelhante na casa do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (UniĂŁo-AP).
O jantar acontece em meio Ă movimentação intensa nos bastidores da Câmara, apĂłs o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, protocolar um pedido de urgĂŞncia para votação do projeto de anistia, com 262 assinaturas – nĂşmero superior ao mĂnimo necessário de 257.
Desde a recente mudança na Secretaria de Relações Institucionais, com a entrada de Gleisi Hoffmann no lugar de Alexandre Padilha, o presidente Lula tem intensificado esforços para estreitar o diálogo com o Congresso. A escolha de realizar o encontro na residĂŞncia oficial de Motta Ă© vista como um sinal de prestĂgio ao paraibano, que tem se destacado na condução da Câmara em um perĂodo politicamente delicado.
Além da pauta da anistia, a expectativa é de que o jantar também sirva para alinhar estratégias sobre a agenda legislativa prioritária do governo e reforçar a governabilidade diante de um parlamento que se mostra cada vez mais dividido.
ParaĂba Master com informações do PBAgoraÂ